Não podemos negar que os jogos hoje em dia estão cada vez mais realistas. Contudo, voltar no tempo e se divertir com jogos clássicos do 8-bits do NES, apesar dos gráficos simples, é diversão na certa. Se você é de uma geração que não conheceu o “Nintendinho”, essa pode ser uma oportunidade para descobrir o console que mudou o cena dos games!
 

O console da Nintendo foi lançado em 1983 e foi a grande aposta da empresa para entrar no mercado de videogames. O NES ainda é um sucesso mundial e foram vendidos 61 milhões de consoles. Apesar da relíquia não ser facilmente encontrada nos dias de hoje, os emuladores para computador permitem que os amantes de jogos possam matar a saudade.
 

Confira a lista dos 11 melhores emuladores de NES para PC, para que você possa relembrar (ou conhecer) os jogos clássicos dos anos 80!
 

1. Mesen | Emulador NES
 

O Mesen é o mais preciso entre os emuladores de NES, já que suporta praticamente todos os jogos licenciados que já foram publicados para o console. O emulador dispõe de um painel de equalizador de áudio, um localizador de códigos (para os apelões), uma grande variedade de filtros e um sistema de overlock para evitar quedas de FPS. >O Mesen também é ótimo para youtubers, pois traz gravador de som e vídeo para capturar a gameplay, além de um reprodutor de vídeo para assistir os replays. Também é possível jogar online por conta do Netplay.
 

Acesse o site do Mesen para baixar
 

2. VirtualNES | Emulador NES
 

Direto do Japão, o VirtualNes é relativamente novo, mas vem conquistando cada vez mais os amantes do NES. O emulador, que já conta com versões em inglês e japonês, possui um display retrô e nostálgico. Ele dispõe ainda do Netplay (para jogar online), quatro controladores de FPS, painel inteiro dedicado a códigos e atalhos nas teclas para todas as funções. Apesar de rodar em praticamente em qualquer PC, é necessário que você tenha a versão mais recente do DirectX.
 

Acesse o site VirtualNES para baixar
 

3. Nestopia | Emulador NES
 

O Nestopia — que roda no Windows, Mac e Linux — bem como os melhores emuladores de NES, suporta o Netplay para o modo multiplayer online. Ele também possui save automático, painel de códigos e um gravador de músicas para você documentar as trilhas sonoras dos jogos clássicos.
 

Acesse o site 0ldsk00l para baixar o Nestopia
 

4. RetroArch | Emulador NES
 

Muito conhecido pela comunidade gamer, o RetroArch certamente está entre os destaques da lista. Além do modo Netplay, o RetroArch oferece suporte para você streamar diretamente da Twitch ou do YouTube. Ao tratar de configuração, o emulador permite mudanças na latência do jogo, na calibração de vídeo e diversos outros recursos para você personalizar sua gameplay. Ele também conta com um reprodutor multimídia embutido, e roda em computadores Windows, Mac e Linux.
 

Acesse o site do RetroArch para baixar
 

5. Jnes | Emulador NES
 

Ao contrário da maioria dos emuladores que utlizam o Netplay para jogos multiplayers, o Jnes oferece o Kailera. Apesar das opções de configurações de áudio serem mais modestas, ainda existe uma opção de vídeo que suporta a resolução do seu monitor, além da interface do emulador ser moderna e os painéis bem intuitivos.
 

Acesse o site Jnes para baixar
 

6. BizHawk | Emulador NES
 

O que o BizHawk tem de simplicidade, tem de eficiência. Apesar do emulador trazer uma aparência modesta, é repleto de ferramentas úteis. O diferencial está na ferramenta para suportar Speedruns, modo que acelera a jogabilidade para que o player consiga “zerar” o jogo em um tempo mais curto.
 

Acesse o perfil do GitHub para baixar o BizHawk
 

7. FCEUX | Emulador NES
 

Se alguém quiser jogar online por esse emulador, vai ter de voltar à velha guarda e entrar em um lobby por meio do IP, número de porta, senha etc. O FCEUX possui modo para acelerar os jogos e há um recurso de disparo automático para jogos que exigem precisão na pontaria. O emulador também conta com códigos e reprodutor de vídeo.
 

Acesse o site Tasvideo para baixar o FCEUX
 

8. Nintendulator | Emulador NES
 

O emulador que, inicialmente começou como um testador de códigos do NES, permite conectar dois controles pelas portas USB. Também conta com gravador de gameplay, configurações padrões de áudio e vídeo e suporte para códigos. O Nintedulator suporta os seguintes formatos de ROMs: .NES, UNIF, FDS (formato fwNES) e NSF.
 

Visite o site qmtpro para baixar o Nintendulator
 

9. higan | Emulador NES
 

O emulador de NES para Windows 10 é rápido e preciso na execução dos jogos. Após baixá-lo, será necessária uma configuração rápida (de 10 segundos) para que o sistema comece a rodar. O diferencial do emulador higan está no suporte a outros consoles, não apenas da Nintendo. Com ele, é possível jogar títulos do Master System, Game Gear, Mega Drive, além da família dos consoles de Fusajiro Yamauchi, é claro.
 

Acesse o site byuu para baixar o higan
 

10. Nemulator | Emulador NES
 

Você quer um emulador simples, apenas para baixar e jogar? O Nemulator pode ser a solução. Por não trazer um menu de opções ou painéis, será necessário que o jogador aprenda atalhos no teclado para configurações internas.
 

Para baixar, acesse o site Nemulator
 

11. Dolphin | Emulador NES
 

O último da lista é conhecido pelos amantes de emulação. Apesar de ser projetado inicialmente para emular Wii e GameCube, as versões mais recentes ofereceram suporte ao NES. O Dolphin oferece compatibilidade com a maioria dos jogos NES e roda em todas as principais plataformas: Windows, Mac e Linux.
 

Acesse o site do Dolphin (em português) para baixar
Fonte: Emulator Club / Olhar Digital
 

Conhece mais algum emulador legal? Dê sua sugestão nos comentários (abaixo)!

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO