O jogo de vídeo Gyruss, sucesso nos fliperamas das décadas dos anos 80 e 90, é um game arcade de nave com tiro fixo projetado por Yoshiki Okamoto e lançado pela Konami em 1983.
 

O jogador assume o controle de uma nave espacial e deve lutar contra diversos inimigos em cada um dos planetas do Sistema Solar. Diferente de outros jogos do gênero, Gyruss é uma nave que voa em direção ao centro da tela continuamente, a movimentação ocorre de forma circular, criando um efeito pseudo-3D. As naves inimigas atacam em formação, vindo do centro da tela ou das laterais, tentando atingir a nave do jogador com tiros ou por contato. Além disso, deve-se também desviar de asteroides (indestrutíveis) e armas de raios laser.
 

São 3 fases em cada planeta ao fim das quais, a nave pousa no planeta para reabastecimento, seguindo viagem logo depois rumo ao planeta seguinte. O único power-up do jogo transforma o tiro único em tiro duplo, aumentando o poder destrutivo da nave. A jornada inicia em Netuno, e segue através dos planetas em direção à Terra, após a qual o jogo recomeça, mais difícil. Vidas extras podem ser obtidas por pontuação.
 


 

 
A trilha sonora de Gyruss é notória por ser baseada na Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 565 de Johann Sebastian Bach. Além disso, foi um dos primeiros jogos para arcade a ter som estéreo.
 

Volte no tempo e imagine que você está em um fliperama dos anos 80 e 90! Divirta-se com o Jogo Gyruss!
 


 
Qual jogo você mais curtia nos fliperamas? Conte nos comentários
 

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO