O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um tributo cobrado pelo Departamento de Trânsito do Estado que recaí sobre todos os proprietários de veículos automotores da região. O valor a ser pago varia de acordo com a tabela FIPE, levando em consideração o tipo de veículo (automóvel, van, caminhão, moto ou similares).
 
Não pagar o IPVA 2018 impossibilita quitar o licenciamento do veículo e o deixa em situação não regularizada. Dessa maneira, caso você for parado em uma blitz correrá o risco de perder pontos na carteira e receber multas.
 
No site da Secretaria da Fazenda é possível obter qualquer informação de seu veículo. Para consultar, tenha os documentos de seu carro em mãos e confira os passos necessários para visualizar o valor do IPVA e emitir a guia de pagamento do IPVA:
 
Passo a passo para consultar e/ou emitir guia do IPVA 2018
 
Passo 01 – Acesse o site da Secretaria de Fazenda www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet
 
Passo 02 – No menu “Consulta de Débitos de Veículos”, clique em consultar e vá para a próxima página.
 
Passo 03 – Informe o número do Renavam, placa do veículo e código de segurança. Depois que estiver tudo OK, clique em consultar.
 
Passo 04 – Pronto! Agora você poderá consultar todas as pendências relacionadas a seu veículo automotor.
 

O calendário IPVA 2018 traz uma série de informações divulgadas pela Secretaria de Fazenda. A tabela IPVA 2018 traz informações sobre os prazos, datas a serem pagas (com final da placa do seu veículo), levando em consideração a forma de pagamento escolhida; é possível parcelar o IPVA em até 3 vezes, pagar em cota única, com ou sem desconto.
 
Confira abaixo o calendário de vencimentos do IPVA 2018:
 


Para quitar as pendências relacionadas a seu veículo é preciso imprimir a guia de pagamento do IPVA no site do Sefaz SP. Após acessar, o motorista deve clicar na opção consultar IPVA 2018 e depois “imprimir guia de pagamento”.
 
Para efetuar o pagamento, basta se dirigir até uma agência bancária e utilizar os terminais de autoatendimento ou os guichês de caixa para pagar o IPVA. Também é possível pagar pela internet, em débito agendado e nas casas lotéricas.
 
Os condutores podem quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de três maneiras:

  1. À vista com desconto de 3%;
  2. Em três parcelas, de janeiro a março, de acordo com a data de vencimento da placa;
  3. À vista sem desconto no mês de fevereiro.

Caso possua problemas ao quitar seu imposto, vá até uma unidade do Detran do seu Estado ou acesse o site (alguns serviços podem ser realizados como consulta cnh, consulta de débitos do veículo, consultar renavam, simulado, licenciamento, 2 via de documentos e muito mais!) Ex.: www.detran.sp.gov.br
 
Para antecipar o licenciamento anual é necessária a quitação integral de todos os débitos que recaiam sobre o veículo –o IPVA, a taxa de licenciamento, o prêmio do Seguro DPVAT e, se for o caso, multas de trânsito.
 
Fonte: Fonte: IPVA.org

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO