Hoje em dia a maioria das casas brasileiras tem um aparelho de micro-ondas devido sua praticidade, rapidez em preparar alguns alimentos e aquecer as refeições. Fora que ajuda a preservar o valor nutritivo da comida, já que quase não é preciso de água para o cozimento, gasta menos energia, ocupa pouco espaço e ainda facilita a limpeza da cozinha já que dispensa o uso de panelas.
 
Mas, levar colocar alimentos no micro-ondas pode causar uma verdadeira sujeira e mau cheiro dentro do aparelho. Para isso não acontecer, confira algumas dicas como limpar o micro-ondas.
 
Como limpar micro-ondas por dentro
 
Limpar o micro-ondas é uma tarefa extremamente simples. Não existe uma frequência. Se usar muito todos os dias, limpe uma vez por dia. Uma vez por semana, faça uma limpeza mais completa.
 
Limpeza diária
 
Se você acabou de usar e a comida espirrou, limpe com papel toalha. Geralmente é o suficiente. Se não for (porque sujou muito), limpe com esponja, água e detergente.
Enxugue com um paninho.
 
Limpeza emergencial, em caso de muita sujeira
 
Em um recipiente próprio para micro-ondas, aqueça durante 5 minutos metade do volume de água. O vapor amolecerá as sujeiras que podem estar grudadas. Depois de esquentar, mantenha a porta fechada por mais 5 minutos. Retire o prato giratório.
 
Passe uma esponja dentro do micro-ondas (não se esqueça da parte de dentro da porta), usando somente água e detergente. Seque com um paninho. Lave o prato na pia com uma esponja, água e detergente. Enxugue bem antes de colocar de volta.
 

Para evitar mau cheiro dentro do micro-ondas, faça uma mistura de água morna com bicarbonato, molhe o pano nela e passe na parte de dentro. Algumas pessoas gostam de colocar um pouco de suco em pó naquela primeira água que é aquecida para deixar o aroma dentro do micro-ondas. Uma alternativa é colocar suco de meio limão.
 

Limpar o micro-ondas com limão
 
Uma maneira pratica e rápida de limpar o micro-ondas por dentro é utilizar uma mistura aquecida no próprio micro-ondas de água e limão. O vapor quente vai ajudar amolecer as sujeiras que estão grudadas no aparelho e o limão vai ajudar a soltar a sujeira e eliminar o odor e mal cheiro.
 

Pegue um fatia de limão, corte ao meio e esprema em um recipiente (recipiente apropriado para micro-ondas) e coloque 2 xícaras de água.
Coloque o recipiente com a mistura de água e limão no micro-ondas e ligue o aparelho por dois a três minutos.
Repita o processo conforme for necessário para uma limpeza perfeita do micro-ondas.
 

Como limpar micro-ondas por fora
 
A limpeza do forno de micro-ondas pode e deve ser feita por fora. Com o passar do tempo, é normal que o micro-ondas fique sujo, amarelado e meio engordurado. Para fazer a limpeza externa basta usar um pano limpo e úmido com água morna embebido e com um pouco de detergente neutro. Depois de passar a solução use um pano para retirar a sujeira.
Fontes: Dicas Caseiras e Bbel

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO