Quem nunca ouviu falar sobre “o homem do saco” ou para os mais novos ‘o velho do saco”? Trata-se de uma lenda urbana da cidade de São Paulo que tem por objetivo assustar as crianças que não obedeciam os pais. Daí eles falavam: “se não for dormir o velho do saco vem te buscar” ou “se me responder chamo o velho do saco pra te pegar”. Mas como surgiu? Por incrível que pareça, o homem do saco existiu sim!
 

Na realidade, a história não é de um sequestrador que vai buscar a criança malcriada ou que não quer dormir no horário. Ela remete ao trabalho dos carteiros, até porque em 1913, era comum enviarem crianças pelo correio com selo pendurado em suas roupas. Elas iam de trem numa espécie de sacola que ficava presa ao ombro do “homem do saco”.
 

Isso acontecia quando as famílias queriam livrar as crianças pequenas de locais com incidência de doenças contagiosas, pobreza extrema ou mesmo para a doação, quando os pequenos eram dados à adoção para outras famílias. O que na época era legal e muito comum.
 

Segundo relatos, as crianças tinham tanto medo de serem doadas ou saírem de perto de seus parentes, que só de ouvirem o nome “carteiro” já associavam ao “homem do saco”, aquele que levou o vizinho pequeno ou o irmão mais novo para longe, e eles entravam em pânico. Por isso, acabou virando uma lenda urbana depois que essa prática foi extinta.
 

Há relatos que nem todas as crianças eram entregues ao seu destino, ou mesmo, poderiam ter morrido no decorrer do trajeto. Os mais idosos contam que, em dado momento, elas voltavam para assombrar àqueles que as mandavam para longe de suas casas. Mas isso, é uma outra história.
 

Fonte: Maracana Assistência

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO