Problemas na velocidade da internet são comuns e podem ser causados por diferentes motivos. Durante os períodos de chuva, a instabilidade e lentidão da rede pode agravar ainda mais. O alto volume de dispositivos conectados também podem ser responsáveis pela internet mais lenta. Se você anda com problemas de conexão, confira algumas dicas para acelerar a conexão da sua Internet:
 

1. Teste a velocidade da sua internet
 

A primeira coisa que deve ser feita antes é medir a velocidade da internet que seu provedor está oferecendo. Faça o teste em uma das opções abaixo:
 

Speed Test
Fast
Minha Conexão
 

Se o resultado no medidor apontar que o serviço da operadora não está de acordo com o que você contratou, entre em contato com a empresa para verificar o que pode ser. Lembre-se que o provedor, segundo as regras da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), é obrigado a fornecer pelo menos 80% da taxa de transmissão média e a velocidade não pode ser inferior a 40% do estabelecido no contrato.
 

2. Veja se os equipamentos estão em ordem
 

Caso esteja tudo ok com o serviço de internet, é hora de verificar outros possíveis motivos para a lentidão. Verifique os equipamentos usados para fazer a rede funcionar. Se, por exemplo, você está usando a internet por meio de um smartphone, é preciso que você verifique se a frequência da sua rede está compatível com o modelo do telefone. Para fazer essa checagem, acesse as configurações do celular e avalie a potência do sinal. Já se você estiver utilizando um notebook, há um cuidado extra. Notebooks mais novos não costumam ter esse problema por utilizarem receptores de conexão mais recentes.
 

Porém, se o seu computador for mais antigo, existe a possibilidade de que ele não esteja recebendo toda a qualidade do seu sinal de internet. A consequência disso é que a velocidade da conexão fica reduzida. Além de smartphone ou notebook, você também precisa de um roteador para a internet wi-fi. Por isso, confira se esse aparelho está bem posicionado na sua casa. Cheque se as antenas estão desbloqueadas para emitir sinal para todo o ambiente, sem serem atrapalhadas por barreiras físicas (como paredes, móveis ou outros aparelhos eletrônicos, que podem causar alguma interferência).
 

Aliás, vale ressaltar que roteadores se desgastam com o tempo. Aparelhos mais antigos podem deixar de ser compatíveis com as novas e crescentes velocidades de internet oferecidas pelos provedores. Mesmo com um bom plano de banda larga, um roteador mais antigo pode se tornar uma dor de cabeça, gerando lentidão na sua conexão. Se esse for o caso do seu aparelho, considere trocá-lo.
 

3. Revise os softwares instalados
 

Uma vez que você já conferiu o hardware (os equipamentos físicos), é hora de revisar seus softwares, que são os programas e aplicativos que estão instalados nos seus aparelhos. Isso é importante porque alguns deles utilizam muito da sua conexão. Em geral, estamos falando de softwares que fazem transmissões de imagens e vídeos, característica que faz com que eles consumam muito da rede de banda larga. Muitas vezes, mesmo em segundo plano, eles seguem usando a rede. Ainda que a transmissão de dados seja amenizada, isso pode sim afetar a velocidade da sua conexão.
 

4. Utilize um bom antivírus
 

O uso de antivírus de qualidade é primordial para todos que possuem aparelhos conectados à internet. Em primeiro lugar, pela segurança que podem proporcionar a você, protegendo dados sensíveis que estejam registrados no seu notebook ou celular. Mas também porque a ausência dele ou um antivírus de má qualidade podem prejudicar a velocidade da conexão. Eles impedem também que malwares invadam seu computador, o que pode acarretar tanto no roubo de dados quanto no consumo da sua banda larga no processo, tornando sua experiência na internet mais lenta.
 

5. Reavalie os plugins dos navegadores
 

É normal instalar plugins no seu navegador, já que eles oferecem vantagens para que você realize suas atividades online. No entanto, eles também são responsáveis por consumir a banda larga. Estando sempre ativos, transmitindo dados, ajudam a compor o seu consumo de internet diário. Dessa forma, vale a pena refletir se você necessita deles em todos os momentos.
 

6. Faça a faxina nos dispositivos
 

Se, na vida offline, precisamos de tempos em tempos limpar o ambiente em que vivemos e trabalhamos, o mesmo é válido para a internet. Limpar cache e histórico de navegação protege seus dados. Para fazê-lo, limpe itens como históricos de buscas, caches de navegação e pastas e softwares desnecessários. Busque repetir esse ritual de forma periódica. Fazendo isso, você se livra de uma série de elementos que podem tanto tornar mais lenta sua velocidade de conexão como também deixar os seus aparelhos eletrônicos mais lentos.
 

Fonte: Tilt Uol

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO