A temporada de 2019 de Fórmula 1 teve início na madrugada desta noite, com os treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália, no circuito de Melbourne Park. Para entrar no clima, “aquecendo os motores” para mais uma temporada eletrizante, listamos alguns dos mais famosos jogos de corrida da atualidade e alguns nostálgicos pra quem gosta da F1, automobilismo e games, claro!
 

Jogo de corrida | F1 2017
 

O mais famoso, este é o game oficial licenciado da marca, que tem versões para PS4, Xbox One, PC e Mac. Mesmo com o início da temporada próxima, ainda não foi lançada a versão de 2018, sendo a última a de 2017 – esta saiu no final de agosto do ano passado. Por ser o jogo atrelado oficialmente à marca, é o que mais se pode ter contato com os pilotos e equipes oficiais, se a sensação do usuário for querer se sentir um dos competidores que lá estão. A experiência de jogar em um simulador o mais próximo da realidade é o grande chamariz, já que é a versão mais moderna que existe.
 

Jogo de corrida | Motorsport Manager
 

Jogo de 2016 para PC, Mac, Linux, iOS, Android, mas não licenciado. Game estratégico, com simulação de corrida, mas que não envolve os “atores principais” da Fórmula 1. Abrange não só a questão de velocidade, mas a gestão da escuderia, lembrando os famosos games “de manager do futebol”, os que mais se consolidaram nesse sentido. Como fazer uma equipe pequena ser campeã. Apesar de não ser licenciado, tenta replicar ao máximo as pistas e outras situações da Fórmula 1.
 

Jogo de corrida | Super Monaco GP
 

Esse é dos clássicos e antigos para os que gostam de nostalgia. Para os brasileiros, ainda mais, porque leva o nome do circuito em que o ídolo Ayrton Senna mais brilhou. Esse game do Master System e Mega Drive (entre outras plataformas) foi um marco por mostrar a imagem pelos olhos do motorista, e não pelas até então tradicionais imagens por e trás ou de cima do carro como se via anteriormente. Ainda não levava nomes oficiais de pilotos e equipes, tendo aproximações “genéricas” para as associações (A Firenze, por exemplo, simbolizava a equipe Ferrari, enquanto Picos, era semelhante a Nelson Piquet).
 

Jogo de corrida | Ayrton Senna’s Super Monaco GP 2
 

O sucesso do game acima deu origem, então, a um oficial, que levava o nome do maior ídolo da Fórmula naquele momento. Desta vez exclusivo às plataformas da Sega (Master System, Mega Drive e Game Gear), foi uma evolução do Super Monaco, mas com a entrada de Senna no jogo dando pitacos e sendo o agente principal. Começava ali a participação dos pilotos principais do automobilismo dentro dos games.
 

Jogo de corrida | F-1 World Grand Prix
 

Outro nostálgico, do final da década de 90, do Nintendo 64, Dreamcast, Playstation e PC. Era possível escolher as equipes e pilotos da atualidade, mas ficou marcado pela qualidade nas adaptações à realidade quando se tratava de situações como condições climáticas, por exemplo. Outra inovação marcante para os fãs era o modelo desafio, em que simulava situações que tinham ocorrido de verdade entre pilotos rivais em temporadas anteriores, como uma disputa em curva perigosa.
 

Fonte: Uol Esportes
 

Você gosta de outro jogo de corrida? Conte para gente nos comentários

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO