Você já se empolgou no supermercado, padaria e mercearia, e comprou produtos perecíveis mais que devia? No caso das frutas, verduras e legumes, eles continuam a amadurecer e, inevitavelmente, você acaba jogando fora porque são produtos que não estão mais em boas condições para o consumo.
 

Claro que é importante levar em consideração o clima do lugar onde mora. Quanto mais úmido e quente o local, mais riscos correm alguns vegetais. Mas, se você for esperto e manjar dos paranauês, você pode conservá-los por mais tempo e economizar alguns trocados. Confira algumas dicas para conservar, por mais tempo, alguns alimentos:
 

Fora da geladeira | Como conservar frutas e legumes
 

1. Envolva os talos das bananas com plástico ou papel alumínio
 

 

As bananas produzem gás etileno no período de maturação. Ao cobrir as hastes com plástico ou alumínio, pode-se impedir que a substância se espalhe para outras partes da fruta, evitando que a polpa amoleça muito rapidamente. Sua duração habitual aumentará de 4 a 5 dias.
 

2. Coloque as cebolas em meias de nylon
 

 

O excesso de umidade pode apodrecer as cebolas num curto espaço de tempo. O ideal é mantê-las em um local fresco e com pouca luz. Você pode colocá-las em meias de nylon ou em tecido que tenham buracos e pendurá-las para melhorar sua conservação. Sua duração pode ser estendida a até 6 a 8 meses.
 

3. O alho gosta de locais escuros e pouca umidade
 

 

Se você costuma colocar o alho na geladeira, porque embora possa durar, tire “ontem” do eletrodoméstico. Ele vai apodrecer por causa da umidade. O ideal é mantê-lo em um recipiente ou saco de papel que esteja em um local escuro e seco. Se você mantiver as cabeças de alho inteiras, elas podem durar até 2 meses. Se você separar os dentes, sua duração é encurtada para 3 a 10 dias.
 

4. Salsa, coentro, manjericão e aspargos: coloque as hastes em um recipiente com água e deixe à temperatura ambiente (sem lavar)
 

 

Se você não quiser colocar esses vegetais na geladeira, é importante mantê-los na água, como se fossem flores. Então você pode cortar as folhas de que precisar para consumi-las. Em bom estado, podem durar de 4 a 5 dias.
 

5. As batatas devem ser acondicionadas em malha ou soltas e em local fresco
 

 

Evite colocá-las em sacos plásticos. É melhor deixá-las dentro de malhas ou sacos escuros que tenham algumas perfurações que favoreçam a transpiração. Se desejar, outra opção para preservá-las pode ser uma caixa com grades cobertas com jornal ou papel absorvente. A temperatura ideal que as batatas devem ter varia de 7 °C a 11 °C. Duração de 1 a 2 semanas.
 

6. Se os abacates não estiverem maduros, cubra-os com jornal e coloque-os em um saco de papel
 

 

Se os abacates estão verdes e você os coloca na geladeira, acabará freando o processo de amadurecimento. Para que amadureçam, será necessário envolvê-los com jornal e deixá-los dentro de um saco de papel. Mais tarde, coloque-os no armário onde costuma guardar os outros alimentos. Se quiser que amadureçam mais rápido, ponha uma banana dentro do saco.
 

Com saco: amadurecimento de 3 a 5 dias
Sem saco: amadurecimento em até 7 dias
Saco e banana: 2 a 3 dias
 

7. Tomates devem estar a uma temperatura superior a 10 °C para melhor preservar seus sabores
 

 

No caso dos tomates, quanto mais maduros, mais concentrados são seus sabores. Quando entram em contato com o freezer e permanecem gelados, perdem o sabor. O ideal é mantê-los a uma temperatura acima de 10 °C. Sua duração pode variar de 3 semanas a 2 meses, dependendo do grau de maturidade em que se encontram quando comprados.
 

Dentro da geladeira | Como conservar frutas e legumes
 

1. Coloque cogumelos e champignons (sem lavar) em um saco de papel com salsa
 

 

É importante não lavar os cogumelos se não for consumi-los no momento. Se forem colocados em contato com a água, gera-se umidade, porque eles não secam completamente. Recomenda-se armazená-los em um saco de papel e adicionar alguns ramos de salsa para que funcionem como um antioxidante e não apareçam manchas. Depois, você deve guardá-los na geladeira. Duração de 3 a 5 dias.
 

2. Desinfete seus morangos com vinagre branco sem remover o caule
 

 

O ideal é lavar os morangos apenas quando for consumi-los, caso contrário eles podem absorver água e começar a amolecer, acelerando o processo de maturação. Para desinfetá-los, use uma parte de vinagre branco e duas de água. É importante verificar se não há mofo em um deles, pois isso pode arruinar o resto. Se for congelá-los, remova o caule e coloque-os em um saco hermético. Se eles forem ficar na geladeira, deixe-os em uma peneira para respirar. Na geladeira podem durar de 5 a 6 dias. No freezer de 2 a 4 meses.
 

3. Envolva a alface, o espinafre ou a acelga (após a desinfecção) para mantê-los frescos
 

 

Lave e desinfete. Certifique-se de que as folhas estejam completamente secas antes de guardá-las na geladeira. Para isso, você pode usar um recipiente de plástico ou um saco hermético. É importante envolvê-las bem com papel absorvente, pois isso fará com que a água remanescente do processo de lavagem seja eliminada em sua totalidade. Se você armazená-las corretamente, duram de 1 a 2 semanas em boas condições.
 

4. Se você já cortou um limão, não desperdice a outra metade — embrulhe-a em alumínio ou coloque sal
 

 

Às vezes usamos apenas uma metade do limão e acabamos jogando a outra no lixo. A melhor coisa é embrulhar a parte restante em alumínio. Outra alternativa é colocar sal na polpa e guardar na geladeira. Antes de usá-lo, basta enxaguar bem. Inteiros até 2 semanas. Partidos, até 3 dias sem mudar a cor e o sabor.
 

5. Não deixe que o abacate se oxide depois de cortá-lo
 

 

Para que ele não fique preto, coloque algumas gotas de limão até que toda a polpa esteja coberta ou use um pouco de óleo comestível. Outra alternativa é cortar alguns pedaços de cebola e organizá-los em um recipiente para pôr o abacate em cima. Conservará sua cor de 1 a 2 dias.
 

6. Se descascar batatas demais, coloque-as em um recipiente com água e vinagre branco
 

 

Você não calculou muito bem a quantidade e sobraram algumas batatas da comida. Como já estão descascadas, se você deixá-las na geladeira, no dia seguinte elas estarão mais escuras. Para preservá-las, coloque-as em um recipiente e cubra-as com água. Adicione algumas gotas de vinagre branco e guarde-as na geladeira. Duração: de 3 a 4 dias.
 

7. Se suas bananas já estiverem muito maduras, você pode colocá-las no congelador para consumi-las
 

 

Às vezes, quando percebemos, as bananas já estão muito maduras e são tantas que não podemos consumir todas naquele momento. Para mantê-las em bom estado, remova a casca, corte-as ao meio e coloque-as no freezer em um saco hermético. Podem durar de 2 a 3 meses.
 

8. Faça cubos cheios de sabor com coentro, salsa, manjericão ou qualquer outra erva ou planta comestível
 

 

Se você gosta de coisas práticas, pode ter cubos cheios de sabores e aromas no freezer prontos para quando for cozinhar. Pique as ervas ou plantas que deseja usar e coloque-as no fundo em cada um dos espaços da bandeja de gelo. Adicione manteiga derretida ou óleo. Se optar pela manteiga, deixe esfriar e congele. Duração: de 2 semanas a 1 mês.
 

A importância das cores dos alimentos
 

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão de frutas e vegetais, em quantidade diária próxima a 400g. É importante que o consumo desses alimentos seja variado porque eles fornecem ao organismo nutrientes que ajudam a prevenir doenças. As cores das frutas e legumes indicam propriedades específicas:
 

Verdes: proporcionam vitaminas A, C e K, ácido fólico, magnésio, cálcio, fibra e clorofila. Graças aos seus nutrientes, são alimentos que melhoram o funcionamento do fígado, aceleram o metabolismo e promovem a digestão, prevenindo a obstipação.
 

Vermelho e roxo: previnem doenças cardiovasculares e têm licopeno, o que reduz o risco de câncer e diabetes, além de fortalecer o sistema imunológico. Alimentos dessas cores têm um alto teor de antioxidantes e combatem a perda de memória.
 

Laranja e amarelo: contêm muita vitamina C. Melhoram a pele, previnem problemas de visão e algumas doenças, como gripe e câncer.
 

Brancos: possuem minerais como o selênio, melhorando o sistema imunológico. Evitam a retenção de líquidos e protegem os músculos.
Fonte: Incrível
 

E como você preserva as frutas, legumes e outros alimentos? Conte para a gente nos comentários! 😉

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