Karatê Kid – A Hora da Verdade é um filme dos anos 80 que fez muito sucesso nas telas do cinema. De artes marciais e drama romântico norte-americano de 1984 do diretor John G. Avildsen e escrito por Robert Mark Kamen, estrelado por Ralph Macchio e Noriyuki “Pat” Morita e Elisabeth Shue, o filme conta a história de um jovem que deseja aprender caratê, para se defender de outros meninos da escola e para isso convence um experiente mestre a lhe dar aulas, que acabam por transformar-se em lições de vida. Por esse filme, Pat Morita recebeu uma indicação de melhor ator coadjuvante no Oscar daquele ano e também uma indicação na mesma categoria ao Globo de Ouro.
O sucesso da franquia foi tão grande que filmaram mais dois com os principais atores e, recentemente, refilmaram o clássico. Porém, a história se passa na China e a arte marcial praticada por todos é o concorrente Kung Fu. Neste último filme, os principais atores eram Jackie Chan, Jaden Smith (filho de Will Smith) e Taraji P. Henson.
Sinopse do filme
O jovem Daniel Larusso ou Daniel San (Ralph Macchio) e sua mãe (Randee Heller) recentemente se mudaram de Newark, Nova Jersey para a região do Vale de São Fernando no sul da Califórnia. Porém, Daniel não consegue se ambientar em sua nova morada, até que conhece Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota atraente que gosta dele.
Porém, a situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence (William Zabka), e seus amigos começam a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pelos amigos de Johnny, ele é salvo por um Senhor Miyagi (Pat Morita), um velho mestre de caratê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar-lhe os ensinamentos de sua arte marcial, para que ele possa se defender dos amigos de Johnny, que também lutam caratê. Então ele enfrenta os seus adversários em uma competição de luta.
O filme é famoso por mostrar o ensaio de artes marciais por Daniel San por meio de atividades cotidianas do dia a dia, como limpar o carro ou pintar uma parede.
Assista o trailer do filme Karatê Kid (1984 e 2010):
Curiosidades | Karatê Kid
1. Naquela inesquecível cena em que Daniel San pula os carros, um dos automóveis em questão era um Ford Super De Luxe amarelo de 1948 que o produtor do filme deu de presente para Ralph Macchio. Segundo amigos próximos ao ator, ele ainda conserva esta relíquia.
2. O Sr. Miyagi conseguiu o impossível. Fez uma geração inteira acreditar que poderia aprender karatê lavando, encerando e polindo um automóvel.
3. Quase 30 anos depois da estreia, os fãs do filme enlouqueceram com o lançamento de uma cena de bastidores em que Ralph Macchio (Daniel San) aparece ensaiando suas falas e treinando artes marciais.
4. Antes de interpretar o Sr. Miyagui, Pat Morita era conhecido como Arnold, o divertido dono de um restaurante em Happy Days. A princípio, o produtor de Karate Kid, Jerry Weintraub, não acreditou que o público o levaria a sério no novo papel. Ledo engano.
5. Karate Kid é o nome de um personagem da DC Comics que aparece em “Legion of Superheroes”. A editora de quadrinhos concedeu uma licença especial aos produtores do filme, para que pudessem usar o nome.
6. Quando Daniel luta no torneio de karatê, a música que escutamos se chama “You’re The Best Around” . Originalmente, esta canção havia sido escrita para Rocky III.
7. O roteirista de de Kung Fu panda, Ethan Reiff, trabalhou em uma sequência do remake de Karate Kid, interpretada por Jackie Chan e Jaden Smith.
Veja, abaixo, como estão os atores do filme Karatê Kid após 30 anos do lançamento:
Ralph Macchio – Daniel Larusso- Ralph Macchio tinha 22 anos quando aceitou o papel de Daniel Larusso, anteriormente oferecido a Charlie Sheen. Ele trabalhou em mais dois filmes da série, além de participar de “Meu Primo Vinny”, de viver um guitarrista em “A Encruzilhada” (1986) e de aturar séries como “How I Met Your Mother”. Hoje ele é reconhecido pelo público norte-americano por participar do reality show musical “Dancing With the Stars”.
Pat Morita – Miyagi – Mais lembrado por interpretar o eterno Senhor Miyagi, Pat Morita foi um veterano com mais de 160 créditos de atuação e estaria em quatro filmes da franquia “Karatê Kid”. Ele morreu de causas naturais em 2005, aos 73 anos, em Las Vegas.
Martin Kove – Kreese – Um dos antagonistas mais marcantes da série, dono do dojo Cobra Kai que ensina um caratê impiedoso, Kove retornaria em três filmes da série. Ele está na ativa até hoje e é creditado em mais de 180 produções, quase sempre como vilão, como em “Rambo 2: A Missão”
Elisabeth Shue – Ali – Desconhecida na época de “Karatê Kid”, quando viveu o interesse romântico de Daniel, Elisabeth Shue se tornaria uma atriz famosa por seu trabalho na televisão, em filmes como “De Volta para o Futuro” e até seria indicada ao Oscar por sua atuação em “Despedida em Las Vegas” (1995).
William Zabka – Johnny – O ator que interpretou o bully carateca Johnny atuaria em pequenos papéis em comédias como “Férias Frustradas 2” e “Quase Igual aos Outros”, além de produções para a TV. Ele estrelou como ele mesmo em um episódio de “How I Met Your Mother” e também trabalha como produtor.
Randee Heller – Lucille Larusso – Já conhecida atriz de novelas na época de “Karatê Kid”, Randee Heller, que vivia a mãe de Daniel Larusso, teria uma longa carreira em dezenas de séries e continua na ativa hoje, aos 67 anos. Mais recentemente, ela é conhecida como a secretária de Don Draper em “Mad Men”
Larry B. Scott – Jerry – O ator marcou presença em diversas comédias teen dos anos 1980 –como “A Vingança dos Nerds”– e aparece como um dos oponentes de Daniel em “Karatê Kid”. Ele deu voz ao personagem paladino do game “Diablo 2” e trabalhou em várias séries. Hoje aos 52 anos, mantém um estúdio de atuação em Los Angeles.
Ron Thomas – Bobby – Ator que vive um dos alunos da Cobra Kai, Ron Thomas não viu sua carreira de emplacar. Ele parou de atuar em 1987 e abriu uma escola de jiu jitsu. Também lançou um livro de autoajuda com o curioso nome de “Pensamento Positivo é para Maricas”.
Chad McQueen – Dutch – O filho do astro Steve McQueen (1930-1980) teve uma carreira no cinema até o fim dos anos 1990, antes de se voltar para a sua verdadeira paixão: as corridas de motos e carros. Ele hoje tem uma empresa de customização de veículos de corrida.
Fontes: Cinema Uol, Wikipedia e AMC Brasil
Qual filme da década de 80 ou outro período te marcou? Conte para todos nos comentários