Esquadrilha-Fumaca-Blue-Angels
 

Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do “Esquadrão de Demonstração Aérea”, um grupo de pilotos que fazem demonstrações de acrobacias aéreas. No Brasil, ela remonta ao início da década de 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica na Base Aérea dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro. Sua missão, segundo a definição do EDA, é “realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB)”.
 

Nos Estados Unidos é popularmente conhecido como Blue Angels, foi formada em 1946 e é a primeira equipe do mundo de acrobacia aérea e demonstração militar aérea sancionada.
 

Originalmente, o time era composto por três aeronaves por formação, passou para quatro, e atualmente opera com seis aeronaves por apresentação. Há ainda uma sétima aeronave para suporte, no caso de um eventual problema mecânico em alguma aeronave.
 

Em sua história, 26 pilotos do grupo faleceram em acidentes de apresentação ou treinamento. Segundo dados de 2006, 262 pilotos tinham passado pelo grupo, o que resulta em uma taxa de fatalidade de 10%.
 

Confira as incríveis acrobacias da Esquadrinha da Fumaça Blue Angels nos vídeos abaixo:
 


 


Música do vídeo: Van Halen, Dreams
 


Música do vídeo: Final Countdown, Europe
 

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO