o poderoso chefao curiosidades
Semana passada, dia 07 de Julho, um dos maiores clássicos do cinema completou 45 anos da sua estreia na telona. “O Poderoso Chefão” lançou o diretor Francis Ford Coppola para o estrelato e o filme impressiona até hoje detalhes sobre a vida da máfia italiana e sua conduta dos “negócios da família”.
 
O cineasta Daniel Bydlowski fez uma lista de algumas curiosidades do filme. Confira:
 
1. Talia Shire, atriz que interpreta a personagem Connie Corleone, filha de Vito Corleone, é irmã de Francis Ford Coppola, diretor do filme.

2. A obra é considerada pelo American Film Institute uma das mais importantes para a história do cinema, principalmente no segmento gângster.

3. O gato no início do filme, que fica sentado no colo de Don Corleone, não é um figurante. Na verdade, o animal nem deveria estar na cena. O felino foi achado pelo ator Marlon Brando no estúdio e eles o inseriram na cena para demonstrar o poder do Don.
 
 

 
4. Brando queria que o rosto do Chefão se parecesse com o de um bulldog, e no teste do personagem encheu a boca de algodão para criar as bochechas e a fala arrastada. Porém, para interpretar Don Vito na frente das câmeras, próteses dentárias foram feitas por um dentista, que hoje se encontram em exposição em um museu em Nova York.
 
 

 
5. A reconhecida voz rouca de Don Corleone é inspirada no mafioso Frank Costello, um dos mais poderosos gângsters dos EUA. Marlon Brando o viu na TV na década de 50 depondo no Congresso Americano e resolveu imitá-lo para o papel do Chefão.
 
 

6. Os guarda-costas de Michael Corleone usavam tradicionais chapéus da Sicília durante o filme. O nome desses acessórios é coppola.

7. Marlon Brando ganhou o Oscar de melhor ator em 1973, entretanto não aceitou a estatueta e enviou uma atriz que se passou por uma índia apache (Sacheen Littlefeather) para a cerimônia, em um protesto à discriminação contra os nativos norte-americanos pela indústria do cinema.
 
 

 
8. O filme é um retrato cinematográfico tão fiel ao livro que Coppola quis que o título do longa fosse Mario Puzo’s The Godfather (O Poderoso Chefão de Mario Puzo).
 
 

 
9. O Poderoso Chefão pode ser considerado o primeiro blockbuster da história do cinema norte-americano. Antes do longa, os filmes eram lançados em um cinema apenas, e nenhuma outra sala, num grande raio, tinha o direito de exibir a mesma produção. A partir do O Poderoso Chefão, diversas salas de cinema próximas começaram a lançar filmes simultaneamente.

10. Os avós maternos de Al Pacino emigraram da cidade de Corleone, na Sicília, para os Estados Unidos, assim como o personagem Don Vito.

Fonte: Catraca Livre

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO