Estão abertas as inscrições para o Enem 2020 e o prazo vai até as 23h59 do dia 22 de maio [prorrogado até 27/05/2020]. O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país. Com a nota obtida no exame, é possível se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em universidades públicas, no Prouni (Programa Universidade para Todos), que dá bolsas em instituições particulares, e no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que oferece financiamento para cursos superiores privados.
 

A partir deste ano, o Enem terá duas modalidades de provas: impressas e digitais. O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.
 


 

Datas das provas Enem 2020
 

Impressas: 1º e 8 de novembro
Digitais: 22 e 29 de novembro
 

Serão aplicadas quatro provas objetivas, 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Na inscrição, o participante deve selecionar uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
 

Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante durante a inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio. Todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais, mesmo sem o pedido formal, terão isenção da taxa. A regra vale tanto para os participantes pelo Enem impresso quanto o Enem digital.
 


 

Quem tem direito à isenção da taxa:
 

Alunos que estiverem cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública. Alunos que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio. Candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua NIS (Número de Identificação Social), único e válido; além de ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Veja o edital do Enen 2020
 

Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.
 

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 devem ser feitas no site www.enem.inep.gov.br
 

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO