O número de títulos de Michael Schumacher na Fórmula 1 é proporcional à quantidade de controvérsias que ele gera desde 1991. Depois de jogar Rubens Barrichello no muro no GP da Hungria, mostrou mais uma vez, seu lado “Dick Vigarista“.
Conheça outras “trapaças” de Dick Vigarista de Schumacher durante sua carreira:
1. Título polêmico em 1994
Seu rival era o inglês Damon Hill, que chegou a ser companheiro de Ayrton Senna na Williams naquele ano. Schumacher liderava até bater no muro. O alemão da Benetton conseguiu voltar para a pista e jogou seu carro para cima do adversário. Mesmo sem cruzar a linha de chegada naquele dia, Schumi levou o título.
2. Bandeiras pretas
Schumi foi campeão em 1994 mesmo tendo sido desclassificado de duas corridas naquela temporada. A primeira foi em Silverstone, na Inglaterra. O alemão ultrapassou Damon Hill na volta de apresentação e foi punido com uma passagem pelos boxes. Mas Flavio Briatore se recusou a obedecer aos comissários. A organização então mostrou a bandeira preta a Schumacher, que a ignorou e correu até o final. Na etapa da Bélgica daquele ano, ele voltou a ser desclassificado por irregularidade no carro.
3. Desclassificação em 1997
Ele já tinha dois títulos mundiais, mas estava na sua segunda temporada na Ferrari e ainda não havia conquistado nada. No GP da Europa em Jerez de La Frontera, com apenas um ponto de vantagem para Jacques Villeneuve, ele não aceitou levar a ultrapassagem do canadense. Jogou sua Ferrari para cima da Williams do rival e golpe não deu certo. Quem saiu da pista foi ele. A FIA julgou a manobra como antidesportiva e o desclassificou do campeonato – perdeu todos os pontos e não levou nem o vice.
4. Pole na marra em Mônaco
Em sua última temporada antes da primeira aposentadoria (2006), Michael Schumacher foi superado por Fernando Alonso na disputa do campeonato. Na prova mais tradicional do circuito, ele deixou a sua marca naquele ano. Durante o treino de classificação, primeiro ele colocou o seu nome no topo da lista com uma volta rápida. Depois, parou o seu carro no meio da curva La Rascasse, de baixa velocidade, causando bandeira amarela e impedindo os outros pilotos de alcançarem seu tempo. Ele jurou que foi apenas um erro, mas as outras equipes reclamaram, e o alemão teve que largar dos boxes.
5. “Dúvida” com o safety car em Monaco 2010
Schumacher parou por três anos, e voltou em 2010 com a Mercedes GP. De novo em Mônaco, e de novo para cima de Alonso, ele aprontou depois de velho. Ultrapassou o espanhol na última curva do circuito, logo depois que o safety car saiu da pista. Ainda que já houvesse bandeira verde, o alemão não poderia fazer essa manobra antes da linha de chegada. Ele disse que ouviu a mensagem de que a pista estava liberada, então achou que podia ir em frente. Um detalhe: Damon Hill era o comissário da prova e participou da decisão de punir o antigo rival.
6. Schumacher e Barrichello no GP da Hungria 2010
A disputa pela décima posição aconteceu depois que Barrichello trocou os pneus. Por isso, ele estava mais rápido do que Schumacher, mas o alemão fechou a passagem do brasileiro e empurrou Rubens Barrichello em direção ao muro na reta principal do circuito, quase causando um acidente grave. Por manobra antidesportiva, ele foi punido pela FIA, recebendo uma punição de dez posições no grid da próxima corrida, o GP da Bélgica.
Barrichello, após a corrida, afirmou que o alemão não deu um exemplo que um multicampeão deveria passar. Veja o duelo entre os pilotos
veja o vídeo
(Fontes: Tazio e Uol)
CG: Agora você está convencido que há o lado negro em Schumacher? É o Dick Vigarista!
Veja FOTOS de F-1
Visite os blogs SPEED RACER e o PICA PAU