Há 25 anos, no dia 1º de maio de 1994, o Brasil perdia um dos seus maiores ídolos no esporte. O piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna morreu após se acidentar no GP de San Marino, em Ímola.
 

Ayrton Senna, dentro e fora das pistas, serve de inspiração até hoje para muitos brasileiros, pilotos e para muitos cantores e bandas a produzirem músicas sobre a sua carreira. O piloto brasileiro apreciava mais cantores do gênero pop como Michael Jackson, Madonna e Tina Tunner, mas sempre foi fã do Queen, sua banda de rock preferida.
 

Confira algumas músicas que homenagearam Ayrton Senna, inspiradas nos títulos, vitórias e na história do tricampeão:
 

01 – Tina Turner
 

Em 1993, após o GP da Austrália, Tina Turner fez uma homenagem ao tricampeão dedicando a música “Simply The Best” para Ayrton Senna, que estava no palco.
 


 

02 – Guns N Roses – “Tema da Vitória” (Versão Rock)
 

O grupo norte-americano liderado por Axl Rose fez uma homenagem a Ayrton Senna na terra natal do piloto brasileiro. Em 2014, diante de 22 mil pessoas no Anhembi, o guitarrista Bumblefoot tocou uma parte da música que embalava as conquistas do piloto nos domingos de F-1, o “Tema da vitória”.
 


 

03 – Saxon – “Warriors of the Road”
 

A Saxon é uma banda britânica, onde o vocalista (Biff Byford) é um grande fã de Ayrton Senna e de Fórmula 1. Neste clipe abaixo, criado por um fã, “Warriors of the Road” (Guerreiros da Pista) relembra momentos históricos da carreira do tricampeão mundial de Fórmula 1: o GP de Mônaco de 1984, a primeira vitória em Portugal no ano seguinte, o duelo com Prost e por fim a vitória no GP Brasil de 1991.
 


 

04 – Grandphone Vancouver – “A Rush Through The River”
 

A banda paraibana Grandphone Vancouver relembra trechos vitoriosos da carreira de Ayrton Senna na música “A Rush Through The River”. O clipe ainda recria a imagem de Senna voltando para o box após o acidente de San Marino em 1994, uma cena que todos os brasileiros gostariam de ver.
 


 

05 – Blazing Dog – “Deus ex machina”
 

A banda Blazing Dog é formada por um quintento de Brasília e se inspirou em Ayrton Senna para compor a trilha “Deus ex machina”. A música, assim como a banda, tem uma pegada mais no estilo “heavy metal” e a letra lembra que a determinação e a paixão de Senna pelo que fazia era o principal trunfo para ele atingir suas principais conquistas.
 


 

06 – Os Pontos Negros – “Senna”
 

A banda “Os Pontos Negros” é de Portugal, país onde Ayrton Senna venceu pela primeira vez na Fórmula 1 (1985) e morou por alguns anos. A música fala que o mundo precisa de mais pessoas com o espírito de Ayrton Senna e traz um refrão com uma certa provocação a Michael Schumacher. Ouça logo abaixo.
 


 

07 – Judas Priest
 

A banda britânica de heavy metal Judas Priest fez uma homenagem a Ayrton Senna durante apresentação da banda, em Novembro de 2018, em São Paulo. Imagens do piloto brasileiro apareceram no telão do palco ao final da música Freewheel Burning, o que fez o vocalista da banda, Rob Halford, apontar para o telão em homenagem a Ayrton para aplausos e delírio do público.
 


 

A.T.E.N.Ç.Ã.O.: para saber tudo o que rolou no SENNA DAY FESTIVAL neste 1º de maio deste ano, realizado no Autódromo de Interlagos, clique em SENNA DAY

 

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO