A Black Fraude Black Friday é uma das principais datas no comércio. Muitos consumidores aguardam ansiosamente pelas promoções e na expectativa de comprar produtos com preços bem abaixo do mercado. Originalmente criada nos Estados Unidos, ganhou muita popularidade no Brasil e, desde 2010, consolidou-se como uma data muito esperada para movimentar o comércio em lojas físicas e e-commerces.
 

Mas, não são só os consumidores que aguardam a data. Os cibercriminosos também! Para não cair em algum golpe ou para não ser enganado, é preciso tomar alguns cuidados. Confira algumas dicas para evitar surpresas desagradáveis e para se dar bem nesta Black Friday:
 

Fica a dica: uma forma simples e eficaz de driblar os cibercriminosos é utilizar um bom antivírus. Se possível, prefira aqueles com cobertura para navegadores. Dessa forma, se o programa identificar alguma atividade suspeita, você será notificado.
 

1. Verifique se o site é confiável
 

Ao acessar um site, você deve observar alguns detalhes para garantir a sua confiabilidade. Antes de qualquer coisa, confira se a página tem um certificado SSL, representado por um cadeado à esquerda da URL. A presença desse ícone assegura que os seus dados pessoais e bancários não serão interceptados no momento da compra.
 

Em uma tentativa de se sentir mais seguro, você pode optar por comprar apenas em grandes sites. Essa prática, embora seja altamente recomendada, não te afasta dos perigos. Uma técnica muito comum na Black Friday é a clonagem de páginas. Para identificá-las, busque por erros sutis no endereço da página, como palavras escritas incorretamente e caracteres extras ou mal posicionados. Se ainda restar alguma dúvida, digite o endereço oficial manualmente e carregue o site.
 

2. Confira a reputação da loja
 

Ainda que a página seja real e até mesmo reconhecida no mercado, ela pode não ser confiável. Para evitar dores de cabeças com as suas compras, conheça a reputação da loja antes de colocar o cartão de crédito na mesa.
 

Plataformas como Consumidor.gov.br e ReclameAQUI reúnem informações como o nível de qualidade do serviço, as queixas mais frequentes e, mais importante, a postura da loja diante de reclamações e problemas que precisam ser solucionados.
 

3. Evite promoções via e-mail e redes sociais
 

Passe longe de links promocionais enviados pelo e-mail, por SMS, mensageiros ou mesmo pelas redes sociais. Essa é uma técnica antiga, mas muito eficaz na coleta de dados pessoais. Conhecido por “Phishing”, esse tipo de ataque consiste no disparo de links encurtados que levam a sites falsos. Não clique no anúncio: acesse a loja oficial de forma manual e verifique se a oferta realmente está disponível.
 

4. Desconfie de preços muito baixos
 

Ataques de cibercriminosos são tão perigosos — e bem sucedidos — por um motivo muito simples: as ofertas falsas são irresistíveis. Com preços apelativos, elas acabam atraindo presas com maestria. Sob a promessa de economizar mais, o consumidor coloca em risco não apenas o dinheiro gasto na compra, mas também seus dados pessoais e bancários. Portanto, tenha sangue frio e não se deixe levar pelo senso de urgência.
 

Para saber se uma oferta é “boa demais para ser verdade”, verifique o preço médio do produto. Não, você não precisará tirar a sua calculadora da gaveta: sites como Zoom e Buscapé já fazem essa conta para você.
 

5. Prefira pagar com cartão de crédito
 

Prefira pagar com o cartão de crédito. Em um cenário como a Black Friday, onde consumidores estão em busca da melhor oferta possível, isso pode parecer contraproducente já muitas lojas oferecem descontos expressivos em pagamentos à vista.
 

Além de serem menos práticos, métodos como boletos bancários, transferências e depósitos dificultam a recuperação do dinheiro em caso de fraudes. Cartões de crédito, possuem o suporte das operadoras e permitem o cancelamento da compra em caso de problemas.
 

6. Tenha uma lista do que necessita
 

É comum se perder no mar de ofertas durante o período da Black Friday. Sites, aplicativos e perfis de vendas aparecem com diversas promoções, por isso, é importante ter um foco. Uma lista de suas necessidades ajuda a se orientar e a não gastar desnecessariamente.
 

7. Fique de olho nos sites
 

Algumas empresas aumentam os preços nas semanas, ou até mesmo meses de antecedência, para dar a sensação que o consumidor está adquirindo um bom preço. Pesquisar é sempre uma ótima forma de evitar isso, mas sites como Zoom e Buscapé auxiliam no período. Utilize comparadores de preço para avaliar possíveis variações nos últimos dias.
 

8. Atenção as datas
 

Com o sucesso das vendas, as empresas fazem promoções antes da data para estender as promoções. Busque pelas ofertas nos primeiros dias, assim poderão aproveitar promoções melhores e adquirir o que necessita sem arriscar esperar para depois.
 

9. Preste atenção no site em que vai realizar a compra
 

Durante o período muitos links com oferta são rodam entre grupos, mas alguns deles podem reservar golpes ao usuário. Felizmente, existe uma maneira fácil de verificar se o site é confiável. Verifique se a URL inicia com “https” e se possui um ícone de cadeado ao lado. Essas características indicam um site seguro para compras.
 

Além disso, verifique se o link possui elementos, como “.” ou “-” separando o nome da loja. Isso indica uma tentativa de copiar a loja e enganar o consumidor.
 

10. Pesquise a reputação das lojas
 

Esteja atento aos comentários que outros consumidores realizam sobre a loja ou algum produto. É possível encontrar as sessões de avaliação ou comentários com facilidade e ver o que a comunidade diz sobre.
 

11. Desconfie de ofertas miraculosas
 

Essa é uma dica para qualquer momento, mas durante a Black Friday, onde existe mais propensão a compras, é um risco maior de cair em uma furada. Desconfie de promoções que parecem mentirosas, pois há grande chance de realmente serem.
 

12. Fique de olho no frete e no estoque
 

Com o aumento da procura por produtos durante a Black Friday, as lojas podem ter problemas em entregar grandes quantidades de um mesmo produto. Esteja ciente disso antes de comprar, visto que a entrega pode demorar muito e aquele presente de Natal que comprou pode atrasar.
 

Além de se atentar ao prazo, procure verificar se não existe aumento no custo do frete em relação a outros períodos.
 

13. Fique atento aos meios de pagamento aceitos
 

Meios limitados de pagamento pode ser motivo de preocupação quando for realizar uma compra. Uma loja confiável oferece diversas formas, como cartões de crédito e débito, boleto, PIX, etc. Atente-se a isso para ter mais proteção durante o período.
 

14. Cuidado com golpes
 

Há um aumento de golpes durante o período de compras. Tenha cuidado com quem, e com qual site, compartilha seus dados na internet. Utilize as dicas acima para saber se os sites são confiáveis e não cair em golpes.
 

Saiba também que os sites têm a obrigação de se responsabilizar e informar quais dados seus estão armazenados devido a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Então, isso pode ser mais um fator para você conseguir garantir a segurança dos seus dados na internet.
 

15. Saiba os seus direitos
 

Cada site tem regras próprias, mas é direito do consumidor realizar trocas no período estipulado por cada loja. Fique atento as políticas de trocas e devoluções para não perder prazos e exija seus direitos. Nem toda troca e devolução está assegurada pela lei no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Anote protocolos e informações oferecidas para não ser surpreendido caso precise trocar ou devolver o produto.
 

Fonte: Canal Tech

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